Conhece as técnicas de tintura?

Eu particularmente adoro ver a diferença entre cada técnica de tintura e acompanhar as novidades. Acho que isso facilita ( e muito) na hora de escolher um cabeleireiro e principalmente, explicar o que você realmente deseja ( evitando a insatisfação corriqueira).

Californiana:

ombrehair1 (1)

Sabe aquela moça loira, surfista, que mofa na praia e fica com mechas naturais de sol? Essa é a ideia da Californiana. Normalmente, para fazer esse efeito, o cabelo é desfiado, deixando alguns fios sobrando. Esses fios são descoloridos, deixando as pontas “queimadas de sol”. Fica perfeito em cabelos repicados e loiros (eu particularmente acho arriscado fazer em tons escuros).

Ombré Hair:

Desktop2

ombrc3a9-hair-celebridades-1

Para aas morenas entrarem na onda, chegou o Ombré Hair, que nada mais é de uma evolução da Californiana. A técnica cria a ideia de degrade no cabelo, do mais escuro para o mais claro. A ideia é que essa transição seja imperceptível (o que é muito difícil de encontrar…), mas que o topo da cabeça seja visivelmente mais escuro e a ponta bem clara.

Ombré Color:

black-to-blue-ombre-color-hair-styles-2013

Depois que todo mundo, com uma técnica ou outra, desfilava com pontas claríssimas, veio a moda do cabelo colorido. Pra acompanhar, nada melhor que usar a parte clara para entrar na tendência e abusar das cores fantasias, certo? Ai surge o Ombré Color.

Babylights:

Babylights

hairstyles-for-2015

Essa técnica tem como referencia os cabelos virgens e naturais das crianças. Pra chegar ao resultado perfeito, o ideal é combinar de 3 a 4 tons de loiros em diferentes alturas ( do início ao fim do cabelo), trazendo o efeito de mechas naturais.

Bronde Hair

c0579b_a57126139f8f4ba3aeb7e3002f43cf5f

img_1_34_4023

Já que nessas técnicas o cabelo escuro sempre fica de fora, o Bronde surgiu para o tom castanho. É uma iluminação mais discreta, para quem não quer ficar loira, mas quer mudar ( agride menos o cabelo também). As mechas devem ser um ou dois tons abaixo da cor natural. Para quem tem cabelo liso, o indicado é a descoloração na vertical e nos cacheados na diagonal, pra dar um efeito mais natural ao cabelo.

Rainbow Hair

FullSizeRender

IMG_7616

Nada mais é que uma overdose de cor. Depois de tantas pessoas optarem pelos tons pastel, o Rainbow Hair é para as mais corajosas ( que não se satisfazem com uma cor só). Além de coragem, a pessoa precisa ter dinheiro, por que esse tipo de cabelo só funciona com a descoloração ( se prepara para gastar muito com hidratação) e as cores fantasias desbotam muito rápido ( já marca na agenda o cabeleireiro uma vez por mês no MÍNIMO para retocar… e vai ficar bem porco no final.).

Opala Hair

cabeloopala3

6e64c8a0dbc405b28a755cee69f7be97

Já postamos aqui, mas é um upgrade do Rainbow hair, deixando o tom um pouco acinzentado e intercalando as cores em uma mesma mecha, para imitar a pérola preciosa.

Galaxy Hair

bd96bcd53c106acb2d48b980e6ccd8df

galaxy-colored-hair-2

A estampa Galaxy passou por tudo no mundo e agora chegou aos cabelos. Para trazer a ideia de “galáxia”, são misturadas três cores, o roxo, azul e rosa. O processo de descoloração é bem próximo da balaiagem, sem o uso do papel laminado, fazendo uma espécie de costura com as mechas.

Balaiagem

photo-33

what-is-balayage-the-hair-colour-trend-you-need-to-know-about-615131_w650

A técnica de coloração de cabelos que utiliza uma prancheta ao invés de papéis laminados ou toucas laminadas é conhecida como balaiagem. O procedimento em questão consiste em separar mechas de cabelo com um pente largo, posicionando-as sob a prancheta de tintura. Estas mechas de cabelo recebem então uma dose de tintura permanente ou descolorante, sendo que o produto escolhido precisa agir ao ar livre ao invés das mechas serem embaladas nos papéis laminados ou nas toucas laminadas. Por causa disso, a balaiagem é uma técnica de coloração de cabelos indicada para as mulheres que desejam ter as suas madeixas em um tom que fica entre o loiro dourado e o loiro acobreado, pois as tonalidades mais claras requerem aumento de temperatura na região. O Guy Tang é o rei da balaiagem, se quiserem entender melhor a técnica podem conferir os vídeos dele no Youtube!

Clouding:

Clouding_Air_Brush_Hair_Color

Falando em Guy Tang, também já postei a técnica aqui, mas é o uso do Air Brush para pintar o cabelo com mechas desiguais à seco, acompanhando as ondulações naturais.

O que não fazer:

mechas-2011

Gente, essas milhares de técnicas estão ai para trazer um aspecto natural e deixar as pessoas mais bonitas. Eu acho que se um cabeleireiro um dia me trouxer aquela bendita touca com a agulhinha, pra separar o cabelo, eu tenho uma parada cardíaca. Pra fazer um corte ou mudar a cor do cabelo, precisamos levar em conta mil coisas, desde a história do cabelo (se a pessoa já fez muita química ou não), até o formato do rosto, o estilo da pessoa, o tempo e o dinheiro que ela tem para cuidar desse cabelo.

Não adianta você platinar se não vai retocar a raiz. Não adianta querer um cabelo azul se não tem paciência para retocar. Não adianta não querer ficar loira e fazer mecha com a touquinha ou separando os fiozinhos com a ponta do pente. A mecha é uma iluminação, e essa luz precisa ser pensada e colocada em um ponto estratégico, dependendo muito do corte, e não aleatoriamente!

Algumas fotos de cabelos que poderiam ser “consertados”. Mil desculpas se o seu está parecido com algum desses, mas fica a dica (;

balayagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s